[BLOG] PÉ NA ESTRADA COM O BARBA CATAS ALTAS E SÃO GONÇALO DO RIO ABAIXO
10
abr

SÃO GONÇALO DO RIO ABAIXO E CATAS ALTAS MINAS GERAIS

Sabe aquela viagem que você nem dorme no dia anterior de tanta ansiedade? O primeiro Pé Na Estrada Com O Barba foi assim. Desde que conhecemos a Amanda Gouveia da Prússia Beer e ela nos convidou para conhecer a cervejaria fiquei obcecada pela ideia de pegar um trem e desbravar o interior de Minas.

São Gonçalo do Rio Abaixo é uma cidadezinha pacata criada em 1962. A maior influência na região é portuguesa, prova disso é a escolha do Padroeiro do antigo arraial do Rio Abaixo, São Gonçalo do Amarante, Santo de origem portuguesa. Da estrada já dá pra ver o memorial do Padre João, um monumento de 20 metros de altura, em homenagem ao Cônego João José Marques Guimarães, criado pelo artista plástico Genésio Gomes Moura, o Ceará. O Padre João era o pároco responsável pela Paróquia de São Gonçalo de 1924 até 1984, ano de sua morte. O Padre João era conhecido por ser simples, mas enérgico e considerado o “padre milagreiro”. Após seu falecimento, contam que começou a brotar água de sua sepultura e diversas pessoas que tomaram daquela água foram curadas. Depois de conhecer a cidade e suas histórias, fomos conhecer as Histórias Cervejeiras de dentro da fábrica da Prússia Beer, que vou contar pra vocês com mais detalhes em outro post.

2

Acabando as gravações partimos para a pousada Solar dos Guarás, já em Catas Altas. Um charme de recanto. Parece um grande casarão, muito arejado e acolhedor. A estrutura da pousada é muito boa. Tem academia, salão de jogos e muitas opções no café da manhã. Ficamos nos quartos de cima, o que nos proporcionou uma vista belíssima da Serra do Caraça, já que a cidade fica ao pé da serra.

3

À noite fomos conhecer o bar, restaurante e espaço para eventos Cervejaria La Violla. O lugar é maravilhoso. Cada cantinho tem uma coisinha interessante pra ver e admirar. São objetos antigos, decoração rústica e uma carta com mais de seiscentos rótulos de cerveja artesanal, considerada a segunda maior carta de cervejas da América Latina. Além de todo o cenário e cervejas especiais, a gastronomia é um capítulo à parte, que vocês vão ficar sabendo mais quando sair o próximo Bebendo Com O Barba, uma harmonização especial com a Dark Lager da Pub Chopp. Imperdível! Fiquei com muita vontade de conhecer o Café Bistrô Cateretê, bem ao lado do La Violla. Pelo que percebi é uma casa com mobiliário antiguinho, mas bem conservado e disseram que a proprietária tem alguns pianos antigos e que além da decoração o menu vale uma atenção especial. Pena que não deu tempo, mas é um dos bons motivos para voltar!

4

O dia seguinte estava lindo ensolarado e as gravações do Barba Na Cozinha e do Bebendo Com o Barba para o #canaldobarba levaram o dia todo. À noite voltamos ao La Violla, mas também conhecemos um outro bar local.

Catas altas é bem pequena, assim como São Gonçalo do Rio Abaixo, mas tem em torno de quatro mil habitantes. As casas, a igreja, a praça, parecem que saíram de um livro de história. Foi uma viagem de muito trabalho, mas também muito divertida. Registramos um pouquinho em um vlog, só pra vocês se animarem para o próximo feriado. É só clicar na imagem:

Capa_YT_Pé na Estrada

São Gonçalo do Rio Abaixo e Catas Altas ficam super perto de BH. São Gonçalo a 97,8 km e Catas Altas a 121 Km. Algo em torno de duas horas e meia de viagem, dependendo do transporte. Nós fomos convidados a ir de trem e foi uma experiência sensacional. O trem, com ar condicionado, conta com vagão lanchonete e restaurante e os assentos são bem confortáveis. Dá pra fazer essa mesma viagem pra Vitória, no Espírito Santo. Já pensou? Planeje a viagem e vá com calma pra descansar bastante e não deixe de provar os vinhos de frutas e os queijos, típicos da região.

Curtiu? Já estive por lá? Tem alguma sugestão de um destino para colocarmos o pé na estrada? Conte aqui pra gente!

Um abraço!

Por Márcia Guimarães

10.04.17

Veja também

Comentários