1 brassagem aacademia verace
3
fev

A Primeira Brassagem aberta da Academia Sommelier de Cerveja em BH

A Academia Sommelier de Cervejas completou 5 anos e 10 turmas de beer sommeliers formadas. Só quem se tornou beer sommelier pode dimensionar a importância do curso na sua trajetória. Para mim, particularmente, mudou a minha vida, mas isso é assunto para outro post. Como aluna da 10ª turma, que fechou esse ciclo, estive presente na 1ª Brassagem comemorativa a esses cinco maravilhosos anos.

A Academia Sommelier de Cerveja surgiu em 2012 pela união dos sócios Marco Falcone, Fabiana Arreguy e Jaqueline Silva. O mercado já pedia por esse curso e o momento foi propício. É um curso totalmente diferente do que já vi. Como explica a jornalista, beer sommelier e juiza internacional, Fabiana Arreguy, “…o curso é o único com harmonizações em todas as aulas, análise sensorial semanal, levando os alunos a reconhecerem os atributos da cerveja. Além de termos aulas complementares como conhecimento de café, cachaça, vinho e chocolate. O que permite um melhor aprendizado para nossos alunos”.

2

Ideia da Jaqueline, a Brassagem contou com a colaboração de dois alunos de cada turma para a elaboração da receita, e também da ajuda do brewmaster Túlio Silva,   Marco Falcone e do Max Falcone.

Pra quem não sabe, brassagem é praticamente fazer cerveja. Essa etapa, no processo, é quando se cozinha o malte com água quente e acontece a conversão do amido dos grãos em maltose e outros carboidratos que formarão o mosto cervejeiro.

A receita escolhida, uma Juicy IPA com cinco tipos de lúpulos diferentes na receita, assim como a Juicy IPA Santê do Protótipo Bar, que falei nesse post aqui. O nome da Breja, Take Five, foi escolhido pelos alunos e por coincidência, Take Five de Dave Brubeck é também a música favorita do Marco Falcone.

3

O evento foi na Cervejaria Verace. Quem chegou cedo acompanhou o processo todo, que rolou até às 15h00. Enquanto isso os chopes da Verace e os cachorros-quentes da Villa Rock estavam à venda.

Quando essa cerveja ficar pronta, os alunos vão experimentá-la em um evento especial comemorativo. A receita foi cedida à Cervejaria Verace que irá comercializar a cerveja em um futuro próximo. Os insumos foram patrocinados pela Casa Olec.

1

Quer saber como foi? Acesse  o link ou vá direto pro #canaldobarba. Pra saber como a cerveja ficou, aguarde quando a Take Five ficar pronta, que eu conto aqui tudinho pro cês!

Um abraço!

Por Márcia Guimarães

02.01.17

Veja também

Comentários