blog do barba Lançamento Santê - PrototipoBar
10
jan

Santê, a Juyce IPA do Protótipo Bar

Sempre que vou ao Protótipo fico animada, porque atualmente, é um dos bares mais charmosos e gostosos da capital mineira. Com uma carta de mais de 200 rótulos e petiscos mais que especiais, o bar é localizado no coração do Santa Tereza, bairro dos butecos tão típicos de BH, na Rua Professor Galba Veloso, 206, em Belo Horizonte.

Dessa vez, o Barba esteve presente para o lançamento da Santê, a primeira cerveja do Protótipo Bar. Tanto o Lucas, quanto o Ângelo, os proprietários, já tinham nos confessado do antigo desejo de fazer uma cerveja deles.

O evento, como sempre, estava impecável! Pedimos as famosas (e pra mim as melhores do mundo) Stout Flavored Onions (duas vezes por sinal! #mejulguem), que são anéis de cebola empanados na Stout e molho Pineapple; Fish and Chips, tirinhas de tilápia empanadas em farinha especial, acompanhadas de batatas minguantes e molho rauch; e Meat The Cheease, lasquinhas de contra-filé, envoltos em queijo canastra.

2

A Santê era a estrela da festa. E como brilhava! Refrescante e amarga ela agradou os paladares mais exigentes. A escolha do nome foi devido ao apelido carinhoso que os belorizontinos chamam o bairro de Santa Tereza: Santê. A cerveja foi produzida na Verace em parceria com o cervejeiro Álvaro Mafra. De acordo com Lucas, o estilo “Juicy” remete ao corpo cremoso e macio da cerveja, obtido por meio da mistura dos fermentos clássicos da West Coast e da New England IPA. Os lúpulos Citra, Amarillo e Vic Secret criam um sabor explosivo de frutas cítricas e tropicais. “Ela é um protótipo em edição limitada para amantes de cerveja. Cada receita será produzida e comercializada por apenas um trimestre”, destaca Lucas.

O estilo New England IPA ainda não é um estilo é uma tendência. Ficou muito famoso nos Estados Unidos e já conquista adeptos apaixonados em solo brasileiro. Foi em Vermont, na região de New England que a The Alchemist Brewery produziu a famosa Heady Topper, a primeira do estilo. As NE IPA’s são produzidas com cereais não maltados, malte base e leveduras que não produzam frutado/condimentado e uma carga alta de lúpulos cítricos e frutados, adicionados no final da fervura e na maturação, dry hopping e late hopping, respectivamente. A cerveja fica parecendo um suco de frutas (Juicy), de textura espessa, turva, com sabor e aroma de frutas tropicais e cítricas, minimizando o impacto do amargor.

3

As West Coast IPA’s são produzidas com lúpulos mais resinosos com alta taxa de alpha ácidos, responsáveis pelo amargor, usados principalmente no início da fervura, maltes especiais para dar mais corpo à cerveja e filtradas, para ter uma aparência mais translúcida.

A Santê será comercializada em duas versões: em garrafa de 500ml e em barril de chope e será vendida nas principais lojas especializadas de Belo Horizonte.

Se você ainda não conhece o Protótipo, é um bom motivo pra ir experimentar os pratos deliciosos e essa cerveja, que mau conheço, mas já considero pacas!

Um abraço!

Por Márcia Guimarães

09.01.17

Veja também

Comentários