garrafas
4
dez

A Curiosa História das Famílias Lager e Ale

A curiosa História das Famílias Lager e Ale

O ingresso ao universo das cervejas artesanais, em um primeiro momento, parece um pouco assustador e me arremete muito ao primeiro dia em um emprego novo. Você está sozinho, todos estão te olhando e você está completamente perdido sem saber sobre nada do que está a sua volta. Porém, meu caro, não se preocupe: isso passa e, com o tempo, irá se acostumar com a grande variedade de produtos, aromas, sabores e cores. Para começar essa jornada de curiosidades sobre esse novo mundo, o Barba resolveu criar essa coluna com muito amor, a fim de desvendar os grandes mistérios da bebida alcoólica mais antiga que se tem registro no nosso planeta.

E foi na Mesopotâmia que encontrou-se o primeiro registro de produção de cerveja da humanidade. Alguns acreditam que tenham sido as Lambics as primeiras pelo processo de fermentação ao ar livre. Mas calma, uma vez de cada coisa!

Temos três famílias de cervejas: as Lagers, as Ales e as Lambics. Essas famílias se diferenciam, a grosso modo, na forma como são fermentadas. Consequentemente, elas também vão se diferenciar em toda a sua composição.

O processo de produção de cerveja começa no preparo do mosto e depois passa-se para a fermentação. Quanto ao mosto, não se preocupe, vamos ter um texto especial para explicá-lo, mas já te adianto que é basicamente um composto de água e malte (já transformado em açúcar). Com a adição das leveduras, os açúcares do malte são transformados em álcool e CO2. Para explicar melhor a diferença entre essas famílias, fiz um infográfico sobre cada estilo para você.

Infografico_Famílias

Cada família possui ainda uma certa quantidade de estilos que se diferenciam uns dos outros. O mais importante é que, ao saber a qual família a cerveja pertence, fica mais fácil de escolher aquela que mais se adéqua ao seu gosto ou a ocasião.

Um bom vídeo para ver sobre esse assunto é o episodio #017 Famílias Cervejeiras do canal Doutor Breja que é bem bacana e bem didático. Outro caminho é ler o texto da Bia Amorim As famílias de cerveja: de Ale e Lager do blog Papo de Homem. A Bia explica muito bem o processo de produção da cerveja e você vai entender um pouco mais sobre o que é o processo de fermentação.


Agora que você sabe diferenciar uma Lager de uma Ale e de uma Lambic, qual você vai escolher pra hoje? Já adotou seu estilo preferido? Se você tem outros bons textos para indicar é só comentar aqui. Caso contrário, deixa um abraço apertado pra esse barbudo que vos fala, que eu já fico feliz!

Um abraço!

Por: Marcus Paranhos

Veja também

Comentários